quarta-feira, 13 de maio de 2015

Artes

Há muito que em nosso currículo é composto pela disciplina de ARTES, e isso é muito importante para que ela conheça cultura e produções de outros artistas. Ao desenhar, o aluno desenvolve a auto-expressão e atua de forma construtiva como ser crítico, ser pensante, com opinião própria e expressivo. Através da utilização das cores, formas e tamanhos ele pode expressar sentimento, afetividade, e etc 

ARTES

As obras selecionadas devem ser de diferentes representações, tais como: desenho, fotografia, pintura, gravura, escultura, colagem, arquitetura, grafite.

O que ensinar em Arte?
Qual a importância da Arte para a educação?


A arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante a formação de artistas. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação e o raciocínio. No processo de criação, ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. [...] Friedrich Froebel, o pai do jardim de infância, foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo e a atividade lúdica. Ele disseminou o conceito de que as crianças deveriam criar as próprias expressões artísticas e apreciar a arte criada por outros. No Distrito Federal existe um campo fértil para experiências pedagógicas que poderiam estimular os benéficos estímulos das artes no desenvolvimento das crianças. A parceria virtuosa que está se estabelecendo entre a Secretaria da Criança do GDF (Governo do Distrito Federal) e o Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IDA/UnB) certamente será um instrumento importante no desenvolvimento integral de nossas crianças, que perpassam também pelo seu desenvolvimento cultural. É preciso apreciar, entender e estimular a criativade das crianças, ilustrada pela célebre frase de Pablo Picasso: "Precisei de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças".

(Correio Braziliense, 25/06/2011)


_____________________________________________________________


DESENHO




















Obra: A Família (1925)
Artista: Tarsila do Amaral
Disponível em: Museu Virtual Semana Arte Moderna

Você pode trabalhar com os seus alunos a obra A Família, de Tarsila do Amaral. Os alunos podem reproduzir o quadro na sala de aula, como se aquela fosse a sua família escolar, ou ainda, podem reproduzir através de desenhos ou fotos, a sua própria família.


FOTOGRAFIA

















Dorothy Counts foi a primeira estudante negra admitida em uma escola pública americana (de brancos)
Fotógrafo: Desconhecido, 1957
Universidade de Harry Harding
Disponível em: Vírus da Arte
 
O professor poderá trabalhar com a questão do preconceito racial, e de como ele evoluiu na questão de igualdade de direitos, porém destacar que ele ainda existe.



GRAVURA

























Obra: Carmem Miranda
Artista: Romero Britto
Disponível em: Blog Saulo Mendonça

Pernambucano, talentoso, extremamente brasileiro e como não poderia deixar de ser, criativo. Assim é Romero Britto. Eu particularmente sou fascinada pelas suas obras. Elas transitem alegria, diversão e abrem as portas de um mundo imaginário de romantismo, natureza e modernidade.
Sempre foi estimulado pela família e recebia de presente livros de arte para incentiva-lo à sua vida artística. Pintavam em sucatas, jornais e papelões… e foi desta forma que começou a expor o seu talento. Era uma criança pobre e para amenizar o sofrimento de sua infância começou a pintar, assim ele via o mundo mais colorido.


ESCULTURAS

























Obra: Cristo carregando a Cruz, na Via Sacra (talhadas entre 1796 e 1799)
Artista: Aleijadinho
Disponível em: Wikipedia

Com o objetivo de continuar explorando a expressão corporal, proponha uma atividade agora em duplas. A sugestão é a brincadeira do “Escultor”. Antes da brincadeira explique para as crianças o que é um escultor. Você pode levar gravuras de esculturas de renomados escultores como Michelangelo, Camille Claudel, Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) dentre outros.
Ideia retirada do site: Portal do Professor - MEC


COLAGEM




















Obra: A árvore
Artista: Silvio Alvarez
Disponível em: Silvio Alvarez


A colagem tem um papel super importante para o desenvolvimento intelectual do aluno. Esta atividade traz diversos benefícios para a criança, uma delas é o auxílio no desenvolvimento da coordenação motora, ao rasgar, cortar, colar e etc. Além disso o professor poderá juntar todos os papéis que foram usados durante a semana, e ao invés de irem para o lixo vão para a "caixa de reciclagem" e assim no dia da atividade, os alunos utilizarão todos os papéis para a colagem, é uma forma de conscientizar os alunos sobre o cuidado com o meio ambiente.



ARQUITETURA


















Arquitetura Antiga: Acrópole, Grécia. 
Responsável pela construção: Péricles. Reconstrução: Fídias, Ictino e Calícrates.
Disponível em: Terra





















Arquitetura Contemporânea: Palácio da Alvorada
Arquiteto: Oscar Niemeyer
Disponível em: Wikipedia

É importante o professor mostrar como um recurso de atividade, que a arquitetura é uma arte. Mais que isso ela é muito importante para a construção histórica-social da sua cidade/estado/país, enfim da região em que se vive. Trabalhando a arquitetura o professor pode motivar o aluno a perceber, entender e descobrir nosso ambiente construído, exercitar o raciocínio espacial.
Uma ótima opção é mostrar os mais variados tipos de arquitetura, da simplicidade até o mais moderno, e etc. 


GRAFITE





















Obra: O Estrangeiro
Autores: Os Gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo)
Disponível em: Os Gêmeos

A grafite é chamada arte da rua, é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O professor, poderá analisar grafites e trabalhar com os alunos os mais diversos problemas sociais que acontecem. Despertar no aluno o interesse para perceber as manifestações artísticas urbanas, em especial o grafite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário