Os filmes, representam a cultura nas novas tecnologias da
informação. Sabendo do interesse dessa geração por estas novas tecnologias,
devemos aprensentar um conteúdo da qual eles possam filtrar conhecimento e
aprendizado. Através dos filmes eles terão conhecimentos históricos e
aprenderão a distinguir a ficção da realidade.
FILMES
Título: AO MESTRE, COM
CARINHO
Direção: James Clavell
Duração: 105 min
Ano: 1967
País: Inglaterra
Sinopse: Mark Thackeray é um engenheiro desempregado que decide dar
aulas no bairro operário de East End, em Londres. O novo professor tem que
enfrentar uma turma cheia de alunos desinteressados e indisciplinados, que
fazem de tudo para que ele desista de sua missão de ensinar. Mesmo assim, o
professor consegue resultados importantes. Ao receber um convite para voltar
para a engenharia, Mark tem de decidir se continua ou não no magistério.
Assista ao trailer:
___________________________________________________________________
Título: A Sociedade dos
Poetas Mortos
Direção: Peter Weir
Duração: 128 min
Ano: 1989
País: Estados Unidos
Duração: 128 min
Ano: 1989
País: Estados Unidos
Sinopse: Em 1959, o novo professor de literatura de uma escola
preparatória tradicional (interpretado por Robin Williams) entra em choque com
a rígida direção do colégio por causa de seus métodos pouco comuns, que
estimulam os alunos a pensarem por si mesmos e a perseguirem suas paixões
individuais. O filme foi vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Original no Oscar
1990.
Assista ao trailer:
___________________________________________________________________
Título: Meu Mestre, Minha
Vida
Direção: John G. Avildsen
Duração: 104 min
Ano: 1989
País: Estados Unidos
Duração: 104 min
Ano: 1989
País: Estados Unidos
Sinopse: O professor Joe Clark é convidado a assumir o cargo de
diretor em uma escola de Nova Jersey, marcada por casos de disputas entre
gangues e tráfico de drogas. Autoritário, o docente decide fazer uma verdadeira
revolução no colégio, que é considerado um “caldeirão de violência”. Com seu
método nada ortodoxo, ganha alguns admiradores, mas também muitos inimigos.
Assista ao trailer:
___________________________________________________________________
Título: Mr. Holland: Adorável
Professor
Direção: Stephen Herek
Duração: 140 min
Ano: 1995
País: Estados Unidos
Duração: 140 min
Ano: 1995
País: Estados Unidos
Sinopse: Para ter mais dinheiro e poder se dedicar a compor uma
sinfonia, um músico decide começar a dar aulas. Ele é obrigado a encarar o
desinteresse dos alunos pela música, e as coisas se complicam quando sua esposa
dá à luz uma criança surda. Para conseguir pagar os estudos e o tratamento
médico do filho, o professor se envolve cada vez mais com a escola e acaba
deixando de lado seu sonho de se tornar um grande compositor.
Assista ao trailer:
__________________________________________________________________
Título: Entre os Muros da
Escola
Direção: Laurent Cantet
Duração: 128 min
Ano: 2007
País: França
Duração: 128 min
Ano: 2007
País: França
Sinopse: Baseado em livro homônimo, o filme mostra as experiências do
professor de literatura François Marin em uma escola de Ensino Médio,
localizada na periferia de Paris. O docente tenta estimular os estudantes,
mesmo tendo que lidar com o descaso dos alunos. A obra foi indicada ao Oscar
2009 de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes
2008.
Assista ao trailer:
_________________________________________________________________
Título: Escritores da
Liberdade
Direção: Richard LaGravenese
Duração: 123 min
Ano: 2007
País: Estados Unidos
Duração: 123 min
Ano: 2007
País: Estados Unidos
Sinopse: Uma professora tenta combater um sistema deficiente e fazer
com que a sala de aula faça a diferença na vida de seus alunos, criados em meio
à violência e à agressividade. Por meio de diários, os adolescentes escrevem
suas histórias e têm a chance de ter uma voz própria. O longa foi inspirado em
eventos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro “O
Diário dos Escritores da Liberdade”.
Assista ao trailer:
_________________________________________________________________
Cinema na escola
![]() | ||||||||||||
| ||||||||||||
Saber escrever um bom texto, conhecer obras literárias e autores famosos são virtudes extremamente reconhecidas em nossa sociedade. Mas a prática de assistir filmes e debater sobre o seu conteúdo também tem se mostrado altamente relevante para auxiliar na formação cultural das crianças, bem como na formação da cidadania. Utilizado como recurso pedagógico, o cinema explora outras visões de mundo, auxiliando na criação da personalidade e possibilitando enxergar outras práticas sociais. Mas para seu caráter educativo ser colocado em prática é necessário que os pedagogos estimulem o debate e a análise das obras, para que as crianças possam interpretá-las e criar identificação social, podendo assim formar sua própria maneira de enxergar o mundo. No Colégio Magister, em São Paulo (SP), acontece há dois anos o projeto "Cineminha", que consiste na apresentação de filmes aos alunos, seguidos de debates para complementar os temas trabalhados em sala de aula. Tatiana Gola, coordenadora pedagógica do ensino fundamental I, explica como ele funciona.
Qual o papel do cinema na formação dos alunos?
R: O cinema possui o papel fundamental de comunicador social, e tem profunda importância na formação da personalidade de crianças e jovens pois, por meio das imagens e do som, o cérebro das nossas crianças e jovens é estimulado o tempo todo. A imagem é gravada com maior facilidade, e seus efeitos, tanto positivos quanto negativos, deixam suas marcas e mantêm neles um eco prolongado que, às vezes, fica impresso para sempre.
Como o cinema pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania?
R: Por meio da exploração de histórias do cotidiano, que quando são visualizadas são interiorizadas pelos alunos, possibilitando reflexões de atitudes e valores de cidadania.
Como são elaboradas as atividades?
R: As atividades que envolvem cinema são elaboradas como ferramenta de apoio para dar subsídios a temas abordados em sala de aula. As professoras escolhem os filmes de acordo com o que estão desenvolvendo nas disciplinas curriculares, ampliando o olhar dos alunos. Em alguns momentos há a ampliação desse olhar por meio de outros recursos, como por exemplo o livro. Este ano os alunos leram o livro O Fantástico Mundo de Feiurinha e depois assistiram ao filme, podendo comparar as diferentes formas de expressão. Em seguida, elencaram o que era diferente e o que era semelhante em cada uma das linguagens.
Retirado do site: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/81/artigo194606-1.asp.
____________________________________________________________________________
Filmes para trabalhar em sala de aula.
LÍNGUA PORTUGUESA
Introdução à cultura africana com o filme "Kirikú e a Feiticeira"
"Matilda": como adaptar um texto para o cinema
Como despertar o interesse pelos livros com o filme "Pagemaster - O Mestre da Fantasia"
MATEMÁTICA
"Donald no País da Matemágica": geometria e fantasia
CIÊNCIAS
"Bee Movie" e as relações entre fauna e flora
"Wall-E": os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar
Como apresentar o ecossistema marinho com "Procurando Nemo"
HISTÓRIA
"Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil" e a caricatura do Brasil Colônia
Como utilizar "O Príncipe do Egito" para explicar as origens das religiões
GEOGRAFIA
Vulcanismo: fenômeno natural ou tragédia? Como explorar o tema com "Volcano - A Fúria"
Como explorar as diferentes paisagens brasileiras com "O Caminho das Nuvens"







Nenhum comentário:
Postar um comentário