terça-feira, 12 de maio de 2015

Projetos

O trabalho por projetos tem como objetivo proporcionar uma aprendizagem efetiva, na qual o aluno vai juntar teoria e prática. Irá conhecer a etapa de construção do projeto e adquira autonomia para desenvolver sua criatividade. O professor atua como mediador do aluno nas escolhas dos temas que serão abordados, e em casos de projetos que trabalham a interdisciplinariedade, o aluno ainda conseguirá a organização da aprendizagem em diversos temas.


PROJETOS


O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.
Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Segundo Dias (2004)"O que inaugura esta prática pedagógica como inovadora é o fato de aceitarmos o desafio da desinstalação, de desfazer certezas, conviver com o provisório, ressignificar determinadas opções, adotando o currículo como fio condutor do trabalho que será desenvolvido, de forma flexível, não linear, a partir de questões levantadas pelos alunos e/ou condições contextuais que emergirem das situações do cotidiano." (p.230)


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Quando se fala na elaboração de projetos, surgem muitas dúvidas, afinal não é fácil escolher um tema para criação de um projeto. Diversos fatores devem ser levados em conta.

Como elaborar um Projeto Pedagógico

1. Como fazer um projeto? Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação.
2. Como fazer um projeto? Tema do Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas; Soluções.
3. Como fazer um projeto? trabalhar em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e discussões.
4. Projeto: Nome/Título
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
5. Como fazer um projeto? Acompanhamento do Projeto
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
6. Uso de mídias e tecnologia
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
7. Outras atividades paralelas:
• Show de talentos
• Exposição de desenhos
•Exposição de fotos
•Desfile de modas
•Painel de poesia
•Jogral
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.


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Existem diversos exemplos de projetos didáticos, para serem trabalhados com turma do Ensino Fundamental. 

Projeto: Em busca do “Eu”

Autoria: Juliana Kalicheski 
Projeto: Em busca do “EU”.
Participantes: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental
Duração do projeto: Uma semana.
Justificativa:
O presente projeto irá realizar um estudo sobre o verdadeiro “Eu”, realizando assim um autoconhecimento através do corpo, fases da vida, estrutura familiar e curiosidades de cada aluno.
Através deste trabalho iremos debater e refletir sobre as diferentes histórias apresentadas, podendo assim promover a ampliação das relações afetivas, solidariedade e inclusão.
Objetivo Geral:
Realizar um autoconhecimento em conjunto com a família e confeccionar um álbum de fatos históricos importantes para cada aluno.
Objetivos Específicos:
  • Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
  • Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
  • Identificar e nomear as letras do seu nome e a quantidade;
  • Estabelecer relação entre o seu nome, dos colegas e professora, como: número de letras, letra inicial e final e número de sílabas;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
  •  Saber a história de sua vida;
  • Conhecer a história e o significado de seu nome;
  • Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
  • Estimular o raciocínio e a percepção visual;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas;
  • Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
  • Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.

Recursos Utilizados:
  • Leituras;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Pesquisas;
  • Fotos;
  • Músicas;
  • Recortes;
  • Confecção de álbum.
Estratégias Utilizadas:
  • Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
  • Trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos;
  • Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
  • Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
  • Cada aluno deverá trazer fotos:
  • bebê (0 anos);
  • 2 anos;
  • 4 anos;
  • 6 anos;
  • 8 anos.
  • familiares;
Avaliação:
A avaliação se dará a partir de:
  • Atitudes como responsabilidade, respeito, cooperação, organização e limpeza;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação;
  • Desenvolvimento da escrita e leitura.
Culminância:
Confecção de um álbum com fatos históricos, fotos, desenhos do “Eu.


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